- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

27 de janeiro de 2018

10 curiosidades sobre Jean-Michel Basquiat, que ganha retrospectiva no Brasil

Do namoro com Madonna à banda com o ator Vincent Gallo

1 Jean-Michel Basquiat nasceu no Brooklyn, em uma família de  classe média e não na pobreza como muitos pensam. Seu pai era haitiano e sua mãe era filha de porto-riquenhos.
2 Sua mãe, de quem ele era muito próximo, gostava de arte e o levava aos museus com frequência, o que o influenciou a desenhar desde os 3 anos.
3 Ele gostava de copiar desenhos de revistas em quadrinhos e queria ser cartunista.
4 Quando tinha sete anos, foi atropelado e quebrou o braço, além de ter tido o baço retirado. Enquanto se recuperava no hospital, sua mãe lhe deu o livro “Gray’s Anatomy” - atlas da anatomia humana do século XIX – e a leitura influenciou suas obras, como é possível conferir  na exposição do CCBB.
5 Ainda pequeno, frequentou a City of School, uma escola voltada para crianças que não se adaptavam ao sistema tradicional de educação e que usava as ruas e a cidade como “sala de aula” para experiências de aprendizado.
6 Aos 17 anos, ele que era um jovem rebelde, saiu de casa e ficou sem moradia fixa. Quando conheceu em um restaurante Andy Warhol – ele comprou alguns de seus cartões- postais - este ocupou o lugar da figura paterna e de grande conselheiro. Na exposição é possível conhecer obras feitas a 4 mãos pela dupla. Basquiat achava Warhol um pouco preguiçoso como artista.
7 Ele teve uma banda, a Gray (em alusão ao livro Gray’s Anatomy), da qual o ator Vincent Gallo fez parte por um período. Eles tocavam o que era chamado “noise music”, usando instrumentos alterados.
8 Debbie Harry, do Blondie, foi a primeira pessoa a comprar uma obra sua, por US$ 200.
Ele e Madonna namoraram na década de 80.
10 Ele trabalhava em múltiplas telas ao mesmo tempo e era capaz de pintar 20 delas em três semanas. Fazia isso enquanto lia livros, assistia à televisão e ouvia música; tudo ao mesmo tempo. Quando chegava a uma cidade para abrir uma exposição, em Roma ou Los Angeles por exemplo, produzia as obras lá mesmo, nunca as levava de Nova York com ele.

Fonte :: http://gq.globo.com/Cultura/noticia/2018/01/10-curiosidades-sobre-jean-michel-basquiat-que-ganha-retrospectiva-no-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//