- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

29 de junho de 2017

Palmares lança formulário para mapeamento de terreiros no DF

segunda-feira by Ascom
Por Emiliane Saraiva Neves
Tendo em vista que está na missão da Fundação Cultural Palmares promover a preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, assistindo as comunidades religiosas de matriz africana na proteção de seus terreiros sacros, hoje a Fundação lança o formulário do projeto Mapeamento dos Terreiros do Distrito Federal do Brasil.
Trata-se de um formulário de fácil preenchimento, onde são feitas 19 perguntas como nome da nação e origem do terreiro, atividades culturais e sociais desenvolvidas e o nome da liderança. O link para acessar o formulário é: https://goo.gl/forms/oic8LlfVYhWZJ8f43
A Fundação Palmares começou a estudar meios de dar mais visibilidade aos terreiros diante dos casos de intolerância religiosa intensificados em 2009, no Distrito Federal.  Não apenas para tê-los registrados como patrimônio cultural, mas principalmente para ajudar que o governo consiga reconhecer a existência deles.  O objetivo é a partir deste reconhecimento possibilitar que os terreiros consigam acessar melhor as políticas públicas. Para isto foi firmado uma parceria em 2016 com a Universidade de Brasília. 
Essa primeira etapa é uma das fases do projeto que tem como objetivo principal contar com a participação de todos na construção desse mapeamento. Após o cadastro, será iniciado a próxima fase de construção da cartografia básica, mostrando a localização precisa dos sítios religiosos de matriz africana existentes no Distrito Federal, constituindo um banco de dados com referências espaciais (coordenadas geográficas e UTM), registro fotográfico da fachada do terreiro e outras informações possíveis de colher.
O formulário estará disponível do dia 05 de junho até o dia 31 de julho de 2017. Caso surjam dúvidas, a Fundação Cultural Palmares está à disposição para esclarecimentos por meio do telefone: 3424-0143.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//