IBRAHIM MAHAMA - Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

27 de dezembro de 2017

IBRAHIM MAHAMA

Cinco perguntas com Ibrahim Mahama

O artista ganês fala crise e política antes do seu primeiro show em Tel Aviv

Ibrahim Mahama é um artista nascido em Gana conhecido por  utilizar em suas obras  tapeçarias colossais que reveste os edifícios com sacos de juta usados inicialmente para transportar cacau e carvão. O artista de 29 anos,de Tamale, foi mais jovem incluído na exposição do Futuro de Todos os Amanhã na Bienal de Veneza no ano passado.  Segundo ele,  faz arte política em larga escala e não é apenas radical em sua criação, mas em como ele acha .
"Estou muito interessado na prática independente, então, quando eu decidir fazer um projeto, gasto muito tempo pesquisando do começo ao fim, e eu arrecadamos dinheiro para isso, então eu posso ter total autonomia e poder sobre o que eu faço "Ele diz a Amuse . "Eu acho que isso é muito importante e muito político em termos do resultado, e ele sai na estética do trabalho e como ele" ocupa "o espaço. É essa a idéia de tirar algo de um estado de falha e re-apresentá-lo de volta ao espaço para "ocupar novamente".
Esta semana, Mahama está revelando sua última instalação, Fracture , no Tel Aviv Museum of Art. Isso levará uma parte do edifício Herta e Paul Amir de 18.500 pés, usando a arquitetura do espaço para pendurar os grossos tecidos marrons e criar um efeito fragmentado, diferente de seus arranjos horizontais / verticais habituais. Claro, a estética é um comentário sobre um estado quebrado, que fez manchetes na semana passada, enquanto partes de Haifa e Jerusalém sofreram incêndios devastadores.
Antes de seu primeiro show em Tel Aviv, Mahama fala política, espaço público e produção em sua prática com Amuse . 
O que o fez tão apaixonado por fazer esse tipo de trabalho, isso não é apenas fisicamente enorme, mas assume grandes ideias e sistemas?

Olhando para a arte e na história da arte, muitas coisas me influenciaram. O papel das instituições é algo em que me interessou desde que eu estava na escola de arte; em Gana, operando em um sistema onde os artistas não têm apoio necessário, nem espaços para mostrar seu trabalho. Isso também é afetado pelas estruturas capitalistas globais, e pensei que era um assunto interessante para interrogar. Este estado de crise me fez querer usar a falta de disponibilidade de tudo como ponto de partida da produção. Eu queria intervir no sistema e isso me levou a fazer escolhas sobre espaços e as políticas que eles vieram. Compreendi que essas políticas afetam a estética dos objetos que as habitavam. Eu trabalho com objetos comuns, que mantêm muitas memórias, mas são amplamente ignorados.   O que o fez tão apaixonado por fazer esse tipo de trabalho, isso não é apenas fisicamente enorme, mas assume grandes ideias e sistemas?

O processo muito divulgado que você passou neste ano ensinou você sobre o mundo da arte? O processo foi muito importante para eu seguir até o fim. Teria sido fácil para mim ignorá-lo ou sucumbir a ele, mas não era algo que eu poderia simplesmente ignorar. Não tenho arrependimentos, penso que às vezes essas coisas acontecem e isso me permitiu ser mais consciente de tomar decisões. Você sempre aprende um pouco mais por meio de experiência. Ao encontrar essas situações, você percebe o quão real é o sistema. Há forças para as quais você precisa lutar - isso o inspira de certo modo a continuar trabalhando mais.
Você foi para a famosa escola KNUST em Gana - quanto isso influenciou sua prática?
O Departamento de Pintura e Escultura tem sido muito importante para o meu crescimento como artista. Temos uma nova geração de professores de arte que estão dispostos a comprometer sua prática artística para ensinar e fazer artistas. Na atual situação global, é importante ter artistas críticos, que entendam o estado do mundo e que utilizem sua prática para intervir em sistemas de produções, o que nos permite refletir criticamente. A escola nos deu a centelha para analisar amplamente as coisas que nos rodeiam, da matemática à economia à política, à agricultura e assim por diante - e levantar questões que nos conduzirem em uma direção diferente.

Muitos artistas saíram da escola na cena internacional da arte ultimamente. É um momento emocionante para ser um artista no Gana agora? Sim, claro. Eu acho que sempre esteve lá, e nunca teve a atenção que precisava ou merecia. As coisas acontecem silenciosamente - só porque não somos tão visíveis no mundo da arte não significa que nada esteja acontecendo. As pessoas passam suas vidas trabalhando em silêncio. Eu acho que a idéia de silêncio é fundamental em todo o processo. Mas sim é emocionante em termos políticos e também é hora de refletir sobre o estado do mundo eo papel da arte dentro do quadro maior.

Muitos artistas internacionais anunciaram que estão boicotando Israel. Como você responde perguntas sobre por que você está trabalhando lá? Como eu disse anteriormente, a crise eo fracasso são um ponto de partida para mim. Eu sou muito contra a idéia da ocupação israelense. A ocupação tem sido um dos assuntos em minha prática, tanto do ponto de vista físico quanto ideológico.
A crise é algo que sempre lido em outros espaços e contextos, não apenas como algo simbólico, mas em termos de visibilidade e questões relacionadas com a economia, a migração, a propriedade e assim por diante. Eu pensei que esta era uma maneira interessante de lidar com a situação poeticamente, confrontar "a coisa" ao estar dentro da "coisa em si". Não pensei que era necessário rejeitar este projeto com o Museu de Tel Aviv, mas o considerava uma oportunidade de lidar com o assunto.
Ibrahim Mahama: A fratura é de 9 de dezembro a 22 de abril no Tel Aviv Museum of Art. 
tamuseum.org.il

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//