- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

13 de dezembro de 2017




Coleção Terras de Quilombos retrata duas comunidades do Piauí

Duas das 14 publicações lançadas em 2017 com o selo da Coleção Terras de Quilombos abordam a história das comunidades quilombolas Sabonete e Lagoas, localizadas no sul do Piauí. A coleção é fruto de parceria entre o Incra, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2015, o projeto já lançou 45 livretos, todos eles disponíveis para serem baixados gratuitamente a partir do site do Incra em www.incra.gov.br/memoria_quilombola.
A comunidade quilombola Sabonete fica entre os municípios de Isaías Coelho e Campinas do Piauí e é formada por 47 famílias, em um território de 1.962 hectares, distando 407 km da capital Teresina.
Já a comunidade quilombola Lagoas é a quarta maior em extensão e em número de famílias no Brasil. Com uma área de mais de 62 mil hectares, possui 1.498 famílias quilombolas, distribuídas em mais de 100 pequenas comunidades. O território é localizado entre os municípios de São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, Várzea Branca, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde e Bonfim do Piauí.
“Com estes livretos, as comunidades quilombolas Sabonete e Lagoas ganham mais visibilidade. As obras resumem e tornam acessíveis, para a sociedade em geral e em linguagem de fácil compreensão, as informações contidas nos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTIDs) durante o processo de regularização fundiária de territórios quilombolas”, informa o assegurador do Serviço Quilombola do Incra/PI, Eduardo Campos da Rocha.
Os livretos da Coleção Terras de Quilombo estão organizados por ano de publicação e trazem a reconstituição histórica dos territórios tradicionais através de narrativas que contam sobre a formação e resistência das comunidades, com depoimentos dos próprios quilombolas. Em 2015, foram lançadas 16 obras, e em 2016, outros 15 livretos.
A publicação que retrata a comunidade Sabonete está disponível neste link. Já a obra sobre a comunidade Lagoas pode ser acessada neste link.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicacao.social@tsa.incra.gov.br
twitter: @incrapiaui
www.incra.gov.br/pi
fonte:: http://www.palmares.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//