- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

11 de novembro de 2017


ARTE CONTEMPORÂNEA 




"Um dos destaques da programação do Mês da Consciência Negra em Maceió fica por conta da exposição Malongo, do artista plástico mineiro Paulo Nazareth. A abertura aconteceu na última terça-feira, 7 de novembro. A mostra pode ser visitada até 29 de dezembro, das 9h às 17h, sempre de terça-feira a domingo, na Superintendência do Iphan em Alagoas (Rua Sá e Albuquerque). Trata-se de uma realização da Fundação Cultural Palmares (FCP), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Mercosul.
Paulo Sérgio da Silva, cujo nome ar
tístico é Paulo Nazareth, nasceu na cidade mineira de Governador Valadares. Trabalhou como caseiro, faxineiro, vendedor ambulante, padeiro e capinador de rua até se dedicar aos estudos na arte. Especializado em carrancas, já expôs em países como Índia, Indonésia, França e Estados Unidos." (Fonte Fundação Palmares)

Governador Valadares, MG, 1977.
Vive e trabalha em Santa Luzia, MG.
Representado pela galeria Mendes Wood DM.
Vencedor do PIPA 2016.
Vencedor do PIPA Voto Popular Exposição 2016.
Indicado ao PIPA em 2012 e 2013.
Membro do Comitê de Indicação 2017
O corpo é presente em todo o trabalho de Paulo Nazareth, o artista coleciona, ao longo de toda a sua caminhada, leituras iconograficas paradoxalmente iconoclastas acerca dos objetos, lugares, discursos asseverados e costumes socioculturais, executando em todo o seu trabalho uma narrativa pictórica que vai além de técnicas comuns, busca colocar corpos físicos em espaço expositório.
Nascido em 1977, na cidade de Governador Valadares (MG), Paulo Nazareth carrega em si a bagagem de andarilho, tendo percorrido longas distancias, da aldeia de Caiová à Nova York, de Miami à Mumbai dentre vários destinos curiosos. Dessas experiências, poder-se-ia concluir que os signos narrativos de Nazareth se perderiam, mas não, o artista consegue unir diferentes referencias em prol de um relacionamento plural entre a historiografia estética brasileira e o caminho de volta do homem as suas origens.
Em 2012, Nazareth ficou em 1º lugar no Prêmio MASP de Artes Visuais. Seu trabalho já foi apresentado em Berlim (Alemanha), Russia, Estados Unidos dentre mostras individuais e coletivas. Integra também coleções na Boros Collection (Berlim, Alemanha), Thyssen-Bornemisza Art (Viena, Áustria), Pinault Collection (Paris, França), Coleção Banco Itaú (São Paulo, SP), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP) e Rubbel Family Collection (Miami, EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//