- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

1 de novembro de 2017

CULTURA AFRICANA

Praia, capital de Cabo Verde, é a mais nova Cidade da Música da Unesco


A cidade da Praia foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco) como Cidade da Música, transformando-se numa das mais novas da Rede de Cidades Criativas.

Segundo a Unesco, a cidade da Praia passa a fazer parte das 64 cidades criativas, juntando-se, assim, a uma rede que tem como principal objectivo promover a inovação e a criatividade como motores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.
A Cidade da Praia, segundo a nota de imprensa da Câmara Municipal, foi eleita no tema música, passando a figurar como a segunda cidade africana e a 19. a nível mundial a pertencer à rede no domínio da música.
Com este título, a capital do país pode contribuir significativamente para a promoção dos objectivos da Rede de Cidades Criativas em África e, assim, levar a que mais cidades se candidatem a ela, através das plataformas internacionais de que faz parte, nomeadamente a CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa) e a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa).
O documento destaca que a música e a criatividade têm marcado a história de Cabo Verde e, em particular, da Cidade da Praia, através de diversos géneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, o funaná, a coladeira, o batuque e o finason.
“No dia em que se assinala o Dia Mundial das Cidades, 31 de Outubro, a eleição da Cidade da Praia para a Rede das Cidades Criativas da Unesco, é mais um reconhecimento do desenvolvimento e da dinâmica cultural e social da capital”, lê-se na nota de imprensa da autarquia da capital.
A cidade da Praia apresentou a sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no mês de Junho.
Atualmente, a Rede é formada por 180 membros de 72 países que abrangem sete campos criativos: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, música e artes de mídia.
A Rede de Cidades Criativas foi instituída em 2004 visando promover o desenvolvimento social, económico e cultural de cidades de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento.
ESCRITO POR: ÁFRICA 21 DIGITAL
#cidadedapraia  #unesco  #cidadescriativas  #caraeculturanegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//