Uma das maiores vozes do samba de todos os tempos, Clementina de Jesus (1901-1987) recebe homenagem pelos 30 anos de sua morte. Na próxima sexta-feira, 17 de novembro, a cantora Juliana Ribeiro e mais 30 artistas reverenciam a Rainha do Partido Alto, a partir das 19h, no Teatro Vila Velha, com o show Tributo a Clementina Ano IV. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10.
O espetáculo é viabilizado pelo edital Arte Todo Dia, da Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura de Salvador. Além de Juliana, estão no palco nomes como Gal do Beco, Grupo Barlavento, Lazzo Matumbi e Rainha Lou Lou. A ideia do projeto surgiu em 2012, depois que Juliana Ribeiro assistiu ao documentário Clementina de Jesus: Rainha Quelé, de Werinton Kermes. O grupo interpreta canções imortalizadas na voz da intérprete carioca.
Clementina de Jesus apareceu na música brasileira já mais velha, descoberta pelo produtor Hermínio Bello de Carvalho, na festa de Nossa Senhora da Penha. Ela era neta de uma escravizada que foi liberta. Cresceu no Quilombo de Carambita, no município fluminense de Valença.
Na década de 60, Clementina participou do musical Rosas de Ouro, ao lado de Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Nelson Sargento. Um dos seus grandes trabalhos é o álbum Gente da Antiga, de 1968, gravado com Pixinguinha e João da Baiana.
De Marcelo Claudio Araújo - Fundação Cultural Palmares