- Blog do CaraECULTURANEGRA

ANUNCIOS

31 de outubro de 2017

Exposição ‘aFÉto’ chega à São Paulo para temporada na Aparelha Luzia


aFÉto, exposição de imagens do sagrado negro a partir de terreiros de candomblé, chega à São Paulo para temporada no quilombo urbano da Aparelha Luzia, espaço de arte, cultura e resistência política afro-indígena e feminina. Lançamento será neste sábado, 21 de Outubro, a partir das 20h.

Por Olhar de um Cipó,    do blog do Belchior 

Sucesso no Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro 2017, AFÉTO, a primeira exposição individual de Roger Cipó, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, é resultado de anos de observação do cotidiano de terreiros de candomblé em São Paulo e Rio de Janeiro, numa tentativa de recriar a imagem do sagrado negro a partir da perspectiva de evidenciar a humanidade dos adeptos do candomblé, povo que historicamente tem sido vitimado pelo racismo religioso.
Nessa perspectiva, o trabalho propõe um diálogo imagético como contra-narrativa às imagens criadas em olhares desconhecidos que de forma superficial olhou para as práticas pretas de fé com “lentes fetichizadas”, atribuindo lugares pejorativos e quase nunca olhado para as dimensões sagradas e valorosas desses povos e seus territórios. AFÉTO vai de encontro à uma nova construção daquilo que se pode entender por ver o candomblé e sua digna totalidade.
Uma atmosfera que reivindica o sagrado afrobrasileiro como caminho de auto-cura coletiva de um povo forjado na luta, não só por liberdade, mas pelas possibilidade de viver.
Em AFÉTO, Cipó, um jovem que descobriu a fotografia como forma de comunicar sobre sua relação com sua fé, compartilha imagens pouco conhecidas no imaginário da sociedade quando o assunto é candomblé.
Seus retratos contam histórias de amor que nascem a partir da experiência de fé nos orixás. De acordo com o artista, mais que um registro documental sobre um aspecto específico do Candomblé, o trabalho reitera a importância das relações interpessoais como forma de resistência do legado africano.
Exposição aFÉto
Quando: A partir de 21 de Outubro – às 20h00
Local: Aparelha Luzia
Endereço : Rua. Apa, 78 – Centro SP – Próximo metrô Marechal Deodoro










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
//