sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

HISTÓRIA DA AFRICA NO METRÔ












Entre os Dias 01 e 18 de dezembro os milhares de usuários do METRÔ - DF puderam aprender um pouco mais sobre a história da África e sua influencia na nossa cultura.












ESPERAMOS QUE A EXPOSIÇÃO SEJA APENAS O INICIO DE MUITAS OUTRAS AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS VISANDO O CONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA.


ESPERAMOS QUE COM ELA MUITAS EMPRESAS E INSTITUIÇÕES VEJAM A POSSIBILIDADE DE INVESTIR MAIS E MAIS EM PROPOSTAS PARA UM NICHO DA POPULAÇÃO AINDA NÃO IDENTIFICADO COMO UM NICHO IMPORTANTE DE MERCADO E RENDA.








É DO PROFESSOR HENRIQUE CUNHA JUNIOR A FRASE QUE ILUSTRA BEM A URGENCIA DE TERMOS UM ENSINO DA HISTORIA AFRICANA NO BRASIL, E A NECESSIDADE DE A POPULAÇÃO NEGRA, SEM MEDO DA PRÓPRIA IMAGEM, REIVINDICAR O DIREITO À SUA PROPRIA HISTÓRIA: "A ÁFRICA É DO OUTRO LADO DA RUA E NOS FALTA CORAGEM PARA ATRAVESSÁ-LA".


A etapa compreendida pela exposição itinerante, realizada em parceria com o SINPRO DF, com o apoio da COPIR e do CDDN, percorreu várias cidades do Distrito Federal, no período de agosto a novembro de 2009, e é de todas a mais importante por se tratar de um primeiro passo, de uma pequena colaboração para o ensino da história da África nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal, conforme Lei 10.6392003.


A PRESENÇA AFRICANA NO COTIDIANO HISTÓRICO E NA CULTURA BRASILEIRA É IMENSA E NÓS TEMOS LIMITAÇÕES DE COMPREENDÊ-LA DEVIDO A AUSÊNCIA DE HISTÓRIA AFRICANA NAS ESCOLAS, UNIVERSIDADES E ATÉ MESMO EM MOVIMENTOS POLÍTICOS.

O Projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura

por meio de emenda parlamentar do

Deputado Federal TADEU FILIPPELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário